post

Sobre São João Del Rei

São João Del Rei e suas características

São João Del Rei fica localizado no sudeste de Minas Gerais, foi fundada pelos bandeirantes paulistas e tem como seu fundador principal, Tomé Portes del-Rei, por isso o nome parecido ao da cidade.

Contém cerca de 84 mil habitantes e fica localizado a 185 quilômetros de Belo Horizonte, sendo uma cidade vizinha bastante conhecida e visitada, a cidade de Tiradentes, distante apenas 13 quilômetros.

São João Del Rei transmite muita cultura, tranquilidade e sossego. Sua arquitetura barroca é muito conhecida, remete bastante ao estilo colonial da época da exploração do ouro no estado de Minas Gerais, no século XVIII.

A cidade fica localizada em uma região bastante montanhosa, chamada Campos das Vertentes e contém no seu Distrito de Emboabas, o Morro do Chapéu com uma altitude de 1338 metros.

São João Del Rei é a cidade natal do ex-presidente Tancredo Neves, que no caso nem chegou a tomar posse do cargo. Contém um lindo memorial para o ex-presidente e além disso, possui diversos museus e manifestações culturais espalhadas pela cidade, que remetem o turista a uma viagem no passado do Brasil.

Um ponto turístico bastante visitado é a Estação Ferroviária, uma Maria Fumaça leva o turista até a cidade vizinha de Tiradentes, mostrando durante o caminho lindas paisagens e muita natureza. Em Tiradentes, o turista pode visitar o local e retornar para São João.

Para os amantes da culinária, a cidade é repleta de restaurantes com lindas arquiteturas e muita cultura. Além de tudo, a comida é tipicamente mineira e muito gostosa. O famoso feijão-tropeiro, galinha caipira, entre outros pratos.

A cidade comtempla uma grande diversidade ecológica, com diversas espécies de pássaros, animais e muitas plantas da região, tudo cercado pelo Cerrado e pela Mata Atlântica, trazendo uma experiência única ao turista e também ao morador da cidade.

Em relação ao seu comércio, a cidade se desenvolveu bastante com o passar dos anos, sendo uma das principais nesse quesito na região, com um comércio movimentado que divide espaço com o Centro Histórico. As mais conhecidas e famosas igrejas da cidade são a de São Francisco de Assis e a Catedral Nossa Senhora do Pilar.

Durante todo o ano ocorrem diversas comemorações na cidade, a maioria delas fazem lembrança e homenageiam povos e pessoas do passado, que fazem parte da construção de São João Del Rei. A Semana Santa e o Festival de Inverno são as principais atrações que mobilizam os moradores.

Atualmente, a cidade conta com a Universidade Federal de São João Del Rei, com diversos cursos que atraem estudantes de Minas Gerais inteira e até mesmo de outros estados, movimentando a cidade e trazendo mais agito para o período noturno.

Para quem sai de Belo Horizonte rumo à São João Del Rei, deve começar o trajeto pela BR-040, após passar por Congonhas, virar à direita na BR-383 e seguir em direção a cidade. O percurso demora cerca de 2 horas.

Em questão de hotelaria, a cidade é bem servida, com diversos hotéis e pousadas muito confortáveis que envolvem os turistas. Com diversos passeios, a maioria dos hotéis levam seus hospedes para os lugares mais famosos da cidade, com guias explicando cada lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *